Como ter unhas saudáveis e bonitas?


Com uma oferta de esmaltes tão incrivelmente abundante, que mulher não pensa em fazer as unhas pelo menos uma vez por semana? Este hábito é tão comum que já faz parte da rotina, mas nem por isso ele deve ser feito sem a devida atenção.

Isso significa que cuidar das unhas vai além das visitas semanais à manicure, e depende de uma combinação de fatores, como cortar e lixar corretamente, evitar o uso de produtos com álcool na base e prestar atenção redobrada na hora de tirar a cutícula são essências para que as unhas fiquem, de fato, saudáveis.

“A unha está em contato direto com tudo o que colocamos nas mãos: produtos de limpeza, sujeiras, etc. Muitas vezes esses produtos são corrosivos e ressecam a lâmina. Além disso, pode ser porta de entrada para infecções por bacterias ou fungos. Manter a unha limpa, hidratada e a cutícula saudável evita uma série de alterações da estrutura da unha, além de reforçar a barreira natural contra microorganismos”, explica a Dra. Daniela Leal, da Clínica Leal.

Corte das unhas
Usar os materiais corretos para cortar as unhas é essencial para que elas cresçam de maneira saudáveis e não quebrem sem motivo. Por isso, tenha em mãos um alicate para unhas ou uma tesoura específica para essa finalidade. “O corte deve ser feito de maneira perpendicular à superfície das unhas, para evitar a delaminação, que predispõe à descamação da lâmina. Os pés merecem atenção especial: como as unhas são mais duras, o ideal é que estejam úmidas na hora de cortar – a lâmina se torna mais maleável, evitando o risco de lascar ou quebrar”, explica a profissional.

Uma dica: na hora de cortar as unhas, seja em casa ou no salão, evite contato com o sabão, já que ele desidrata as unhas. Apenas umedecer as unhas com água morna é o suficiente para tornar o corte mais fácil.

Hora de lixar
Apesar da unha quadrada ser uma preferência de muitas mulheres, o ideal, do ponto de vista médico, é mantê-las com os cantos arredondados. Porém, nada de exageros: arredondar demais as laterais facilita a quebra e aumenta o risco de a unha encravar. Outro ponto importante: por mais que a unha pareça ficar mais bonita quando lixamos a superfície, esse hábito pode comprometer e muito a saúde das lâminas, já que afina a sua espessura. O resultado? Enfraquecimento, quebra frequente, formação de lascas, pontos brancos e até onicólise (quando a unha se descolado dedo).

Cutículas: tirar ou não tirar?
Daniela explica que as cutículas protegem a base da unha, ou seja, elas são uma proteção natural desenvolvida pelo corpo. Tirar as cutículas tornam as unhas mais suscetíveis ao aparecimento infecções, como a micose. Mas isso não significa que você precisa deixar as unhas com uma aparência ruim por causa do crescimento das cutículas. Use produtos específicos para amolece-las e empurrá-las delicadamente. “Outra orientação que pode ajudar é que, durante o banho, a própria pessoa pode fazer movimentos circulares com a unha, empurrando a cutícula, o que faz com que ela saia sozinha, sem usar força”.

E os cuidados para tirar o esmalte?
Se as suas unhas ficam ressecadas e quebradiças depois de tirar o esmalte, saiba: o problema está no uso da acetona. É ela que causa essa desidratação e o aspecto ressecado e esbranquiçado das unhas. Na hora de tirar o esmalte, então, é importante apostar em um removedor que não seja a acetona e não tenha álcool na base (procure produtos sem acetato de etila ou acetato de butilo na composição). “Os removedores oleosos são os mais indicados, com álcool cetílico, palmitato cetílico, lanolina e óleo de mamona, por exemplo. Eles formam um filme sobre a unha que diminui a perda de água, mas, em termos de eficácia como removedores, são mais lentos e precisam de mais passadas para retirar todo o esmalte”, explica Daniela.

Fonte: AgoraMT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio Unhas & Cores de Natal

Testes em Animais na área de Cosméticos